terça-feira, 1 de março de 2011

Rio,para não chorar


446 anos.Respeitáveis 446 anos - mas,como acaba de dizer minha mãe,com corpinho de 20.Meu Rio de Janeiro,minha cidade,onde nasci e onde ainda vivo.
Ferreira Gullar disse que a gente é a nossa história,incluindo onde a gente nasceu.Eu posso rodar o mundo,morar 5 anos em Nova York ou Paris,envelhecer em Londres ou Barcelona.Mas o Rio vai continuar comigo.Por mais que eu fale mal,que eu me irrite - e eu me irrito!- que eu jogue mil pragas pela cidade,eu continuo amando-a com uma força brutal.

A música que escolhi para homenagear a Cidade Maravilhosa aqui no blog é a lindíssima "Rio Antigo",composição de Chico Anysio(sim,ele mesmo!) e Nonato Buzar,que ganhou uma interpretação incrível de Alcione em 1979.Essa canção expressa toda nostalgia que ronda essa cidade,uma saudade doce e também dolorida daqueles tempos em que se podia tomar um sorvete na esquina e ficar na rua até altas horas,jogando conversa fora,sem medo.O medo paralisa,e os cariocas tentam não ficar paralisados(carnaval,praia,futebol,sorrisos...),mas é difícil.Mas,olha,a gente tenta.Talvez seja esse o nosso diferencial:a gente TENTA.

Tentando,não conseguindo,tentando de novo.E a saudade dos velhos tempos que aperta nosso peito.Rio,aqui está sua canção de amor.Você não é a mesma cidade,e seus filhos não são mais os mesmos.Mas,olha,a gente tenta.

#rioeuteamo

Nenhum comentário:

Postar um comentário