quinta-feira, 31 de março de 2011

Filme do dia:Os EUA contra John Lennon


Hoje eu acordei querendo fazer algo de útil para esse mundo.Uma pequena revolução,que causasse outras pequenas revoluções que formassem uma grande revolução.Hoje eu acordei querendo ser John Lennon.Revolucionário desde criancinha.Um tanto contraditório,mas sempre firme com suas palavras.Podemos ver (e aprender) tudo isso através de um dos melhores filmes que eu vi na vida.Trata-se do documentário "Os EUA contra John Lennon"(The USA Vs John Lennon),dos ingleses David Leaf e John Scheinfeld.

O filme traz toda a veia política de John,e nos faz ver como foi importante a chegada de Yoko Ono em sua vida.Sim,porque ele já era inquieto até mesmo antes dos Beatles,mas com a Yoko foi tudo bem mais intenso.Com os Beatles ele conseguiu provar a todos o seu talento tanto para criar belas canções como para criar polêmicas.Sabe a pérola "somos mais famosos que Jesus Cristo"? Pois é.A banda acabou,e o seu amor por Yoko crescia,tal qual o envolvimento dos dois com causas humanitárias.Até que foram se meter com quem? Com os Estados Unidos da América.

Toda a coragem de Lennon,todos os perrengues,a luta de Richard Nixon(presidente dos EUA na época) para deportar o ex-beatle,e a teimosia desse e de sua mulher em continuar a viver em Nova York.A Nova York que ele tanto amou e nela foi assassinado em 8 de dezembro de 1980.O filme é tão intenso quanto a curta vida de Lennon.

Não se trata de mais um documentário sobre um rockstar.Não é só um dos melhores documentários de rock.É um poderosíssimo filme político,sobre um ativista que também era artista,que colocava sua arte a serviço das causas que defendia.Aqui tem relatos de grandes líderes como John Sinclair,Bob Seale e Angela Davis,dentre outros.Um filme mais que necessário.

Se você é fã dos Beatles,corra já atrás desse filme.Se não é fã,faça o mesmo.Uma grande lição de como arregaçar as mangas -precisamos,não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário