sexta-feira, 27 de maio de 2011

Françoise Hardy,minha doce diva francesa


O idioma francês sempre me seduziu.Todos aqueles erres carregados e aquela sensualidade natural.E essa sedução vem muito da música francesa,minha porta de entrada para a França junto com a moda e os filmes de Godard e Truffaut.Existem três cantores franceses,que posso dizer,foram os meus primeiros franceses:o polêmico charmosão Serge Gainsbourg,a intensa Edith Piaf e a doce Françoise Hardy.

O leitor mais atento do Radiografia(se é que tem um)conhece um dos hábitos noturnos mais antigos dessa que vos escreve,o de ouvir rádio.Não existe hora melhor pra se escutar rádio do que a noite-madrugada-manhã,mais ou menos entre 23h e 6h da matina.E foi justamente entre esse horário,numa noite-madrugada-manhã qualquer que conheci a voz de Françoise.Eu devia ter uns 11,12 anos.Me encantei!

De lá pra cá,fui pesquisando e ouvindo-a mais e mais.Tudo nela é lindo:voz,rosto,estilo(ela é um dos meus ícones fashion),postura,as letras que escreve.Suave.O vídeo que posto hoje é da música "La Question",do álbum homônimo,lançado em 1971,e composto todo em parceria com a brasileira Tuca.Essa música é uma das mais lindas que já escutei.Doce e bela feito a cantora.

Preste atenção,e vê se esse lindeza de canção não faz a gente querer aprender francês(e amar)...

"tu es ma question sans réponse/mon cri muet et mon silence"(você é minha pergunta sem resposta/meu grito mudo e meu silêncio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário